Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de março de 2013

Esboços de Mensagens

       
         

   

 Estarei postando nesta seção esboços de mensagens que preguei, leia medite e peça graça a Deus para você ministrar, o mesmo Deus que me usou irá te usar também com muita graça e ousadia. Boa pregação, até mais.



Tema: As 7 Frases de Jesus na Cruz.
Base: (Lc-23:46) (Falar de pessoas em seus leitos de morte, onde as máscaras caem, verdades são reveladas, medos são compartilhados). (Ler as frases)
(O poder da oratória de Jesus...) Jesus não fala uma frase, mas sim 7 grandes frases que resumem seu ministério terreno.
1- “Pai, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem” (Lc 23:34)
A) Com essas palavras Jesus selava todo o seu ensinamento sobre a necessidade de “perdoar até os inimigos”(Mt-5:44) Amem seus inimigos
2- “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lc 23:43)
A) Falar de Dimas(D) e Gésmas(E)
3- “Mulher, eis aí o teu filho”…“Filho, eis aí tua Mãe” (Jo19:26)
A) Ao pé da cruz achava-se Maria e João... O pedido de Jesus a João, para que cada filho tenha solícito cuidado por seus pais. 5º mandamento.
4- “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?” (Mt 27:46)
A) Estas palavras, que também estão no (Sl-21), mostram todo o aniquilamento do Senhor. É aquilo que Paulo exprimiu muito bem em (Fp-2:8) “aniquilou-se  a  si  mesmo, (Knósis...)
5- “ Tenho sede! ” (Jo 19:28)
A) Tem 4 substâncias nos textos (Mt-27:34 vinagre e fel) (Mc-15:23 vinho e mirra) A tradição diz que as mulheres de Jerusalém tinha por hábito fornecer esse analgésico para diminuir a dor dos crucificados.
6- “Tudo está consumado” (Jo 19:30)
A) Consumado do grego "Tetelestai"
7- “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23:46)
A) A morte luta para levar Jesus mas Não consegue...

B) Os evangelistas usam entre si quatro expressões diferentes, "Marcos diz que ele expirou" "Mateus afirma que ele entregou o espírito" Lucas registra suas palavras: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito"A expressão de João, no entanto, é a mais contundente, a saber, que ele "curvou a cabeça e entregou o espírito" Não que ele tenha primeiro morrido e então sua cabeça tenha caído sobre o seu peito. Foi o contrário. O curvar a cabeça foi seu último ato de entrega à vontade do Pai.



Tema: Você foi chamado para resplandecer!
Base: (Is-60:1) (Por volta de 700 a.C. Isaías profetizou sobre os pecados de Judá e sobre sua destruição e cativeiro...) Cem anos depois se cumpre, Nabucodonosor Faz 3 invasões em Jerusalém, (605 a.C) (597 a.C) (586 a.C).
1- A primeira lição que podemos destacar está no verbo, na ação de LEVANTAR. LEVANTA-TE!! Por meio desse verbo, o Espírito nos chama atenção para uma vida de alerta e prontidão.
A) Levanta-te: Pôr em pé. Pôr alto; erguer. Tornar mais alto. Ato de levantar ou seja é um verbo de ação (Jr-18:2 Levanta-te e desce a casa...
B) É necessário levantar, sair do comodismo para uma vida de alerta...(Mt-26:40-41) Jesus disse Será que vocês não podem vigiar comigo nem uma hora? (1Sm-1:9-11) Ana levantou, orou e fez um voto
2- A segunda lição vem da palavra RESPLANDECE: Luzir, brilhar intensamente, cintilar.
A) Deus não nos deixa escolha. Se você é meu filho, então resplandeça. Jesus diz: - Ninguém, pois, acende uma vela e a cobre com um vaso, ou a põe debaixo da cama; mas coloca-a no velador, para que os que entram vejam a luz (Lucas 8:16).
B) (1Pe 2:9) Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Ele nos resgatou para resplandecer, para ser sal da terra, luz do mundo. Qual o papel da luz: brilhar, clarear, esclarecer, destacar.
3- O que nos fará resplandecer então?
A) A glória do Senhor em nós, a presença dele se manifestando ao mundo, em nós (KAVOD - peso). (2Co-3:18) Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. Estamos refletindo esta Glória?

B) Ter um relacionamento com Deus. As verdades de Deus reveladas em Cristo, só nos serão ensinadas quando tivermos intimidades com Ele. (Jo-13:18-30) João está com a cabeça no peito de Jesus...


Tema: As 4 Coisa que Isaías Viu.
Base: (Is-6:1-8) (Contexto do capítulo)

1- A glória de Deus:
A) (v.1a) (No ano da morte do rei Uzias 740 a.C) (reinou de 810-759 a.C) (reinou 52 anos)
B) Eu vi o Senhor assentado num alto e sublime trono (Jo-1:18, diz que ninguém jamais viu Deus, (Jo-12:41 João diz que Isaías viu a glória de Deus,) 2 palavras para glória (Kavod - Peso) e (shekinah - Presença)
C) Eu vi o Senhor: Existem 3 ângulos de visão do mesmo fato (At-7)
(1ª a dos judeus) (2ª a de Saulo) (3ª a de Estevam) Igual a Isaías
D) (v1b) E o seu (séquito-RC) enchia o templo: (Conjunto de pessoas que acompanham alguém por dever oficial, ou seja uma comitiva) (NVI, traduz por Aba de sua veste, TEB calda de sua veste) a aba da veste acompanhada por uma comitiva de anjos atravessam os 3 céus (2Co-12.....) (sai do 3º no 2º passa pelo sol e não se queima as estrelas prestam continência; no 1º as potestades abrem passagem para a aba da roupa daquele que está no trono entrar e quando ela adentra o santuário enche ele de glória) ou (fumaça)
(Mt-9:19-21) A mulher do fluxo de Sangue... (se eu tão somente tocar na orla..)
E) (v.2) Os serafins estavam acima dele... (aqueles que queimam) são de 4ª grandeza, anjo, arcanjo, querubim, serafim, de um para o outro se multiplica em 7 o nº de grandeza (o anjo é 185 mil vezes maior que o homem, o arcanjo 185 mil vezes 7 maior que o homem) nosso inimigo é ex-querubim...

2- (v.5) Sua própria imperfeição: (ai de mim que vou perecendo)
A) (Sl-51:17) um coração quebrantado e contrito tu não o desprezarás ó Deus
dakar- esmiuçar, fazer virar pó, anular. É o homem descer do pedestal....
B) Sou um homem de lábios... (Tg-3:9 com ela bendizemos a Deus e com ele...)

3) (v.6-7) A providencia divina: (Sl-121 elevo os meus olhos para os montes...)
A) (Mas um dos serafins...) (Gn-3:7 Coseram folhas de figueira para si...)

4- (v.8) A visão missionária: (a quem enviarei e quem há de ir por nós?)
A) (Mc-5 o gadareno) 3 orações no texto (dos demônios v.10, do povo v.17, gadareno v.18) Jesus ouve as 2 primeiras, a do gadareno lhe dá uma missão

C) (Elias pede a morte) (Jonas pede a morte) (Abraão descontente Gn-15)




Tema: Os Servos Que Pertencem a Deus.
Base: (Ap-7:17) (Contexto do livro, a comunhão do v.9)

1- O Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará: (Pastor)
A) (Jo-10:11) Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. A característica de Cristo como o Bom Pastor é que Ele morreu por suas ovelhas. (Comparar pastor terreno com Cristo)
B) Este versículo, como o anterior, vem da linguagem de (Is-49:10) Não terão fome nem sede, o calor do deserto e o sol os atingirá. Aquele que tem compaixão deles os guiará e os conduzirá para as fontes de água.
A água tem 3 funções básicas, mas fundamentais:
1ª Matar a sede (Is-44:6) Pois derramarei água na terra sedenta, e torrentes na terra seca... (Jo-4) A mulher samaritana bebia de uma cisterna.
2ª Lavar o que está sujo (Ez-36:25) Espalharei  água pura sobre vocês, e vocês ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas . O espalhar da água era um ritual para limpar o impuro (Lv14:51). Este é o 1º passo de uma renovação interior.
3ª Alimentar as plantas (Jr-17:8) Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto. A fotossíntese é o processo pelo qual a planta sintetiza compostos orgânicos a partir da presença de luz, água e gás carbônico.
2-  E Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima: (vitória sobre a morte)
A) Há momentos em nossas vidas,que passamos por situações que ninguém pode nos ajudar ou nos consolar. (Eli, Eli, lamá sabactâni?)
B) Deus enxuga as lágrimas pela vitória sobre a morte (Ap-1:18) chaves da morte e do inferno....
C) Jesus, na sua vitória na cruz, nos livrou dos laços da morte (1Co-15:51-58) Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados...






Tema: Características de um adorador.
Base: (1Sm-16:18) (Contexto e chamada de Davi)

1- Sabe tocar: (Davi tocando harpa para Saul)

2- É valente: (valentia=ausência de medo)
A) (1Sm-17:34-35) Davi enfrenta um leão e um urso...
(valente não é só quem vai a guerra) (enfrentamos leões todos os dias)

3- É animoso: (é quem tem ânimo)
A) (1Sm-17:25-26) Davi ao ouvir da recompensa para quem derrotasse Golias...
B) (Nm-13:26-28) Pessimismo do povo... ( Josué e Calebe são animosos )

4- Homem de guerra: (Davi já havia alcançado várias vitórias em batalhas)
Travamos também nossas batalhas, internas e externas:
A) (Gl-5:17) Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. ( no meio à alma )
B) (Ef-6:12) Pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes.

5- Sisudo em palavras: (prudente, sensato)
A) (Pv-18:21) A morte e a vida estão no poder da língua. Davi era prudente em falar, em proferir palavras, nos mostrando que deve haver cuidado em abrir a boca. Davi não falava pelos cotovelos, sabia quando falar e quando calar.
B) Deus procura pessoas sisudas em palavras, para não só pregarem a palavra, mas para darem conselhos, para ajudar. E não para causarem dissensões.

6- De gentil aspecto: (1Sm-16:12) Ele era ruivo, de belos olhos e de gentil aspecto.
A) Essa é boa. Um jovem ruivo de cabelos vermelhos, baixo, com sardas no rosto, uma bolsa de lado, um vestido de couro, um pedaço de pau na mão, e cheirando a esterco de ovelha, e agora eu te pergunto, tem gentil aspecto aqui? Claro que não!
B) Quando olhavam para Davi, ele mostrava o que tinha por dentro, ele não deixava sua aparência ser sua identidade.

7- O Senhor é com ele:
A) Essa é a maior das virtudes, o Senhor é com ele, todos viam isso na vida de Davi. Eles podem ver na sua? Busque tocar bem, ser forte e destemido, ser homem de guerra, ser sisudo em palavras, e de gentil aspecto. Então o Senhor será contigo e não haverá Golias que fique na sua frente para contar história.
B) (Jr-20:7-9) Iludiste-me ó Senhor, e iludido fiquei, mais forte foste do que eu e prevaleceste; sirvo de escárnio todo dia; (Deus não ilude ninguém)





Tema: 7 Coisas Grandes.
Base: (Mt-11:28) (falar de jugo e do jugo de Jesus) (Peça de madeira que se prende com correias ao pescoço de animais de carga, para que assim possam puxar uma carroça ou um arado) (Em sentido figurado: domínio, opressão, sofrimento, obediência)

1- Vinde: (Um grande convite)
A) (Jo-6:37) Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
B) (Lc-14:15-24) Parábola da grande  ceia... (1 campo, 5 juntas de bois, se casou)

2- A Mim: (Um grande alvo...)
A) (Alvo - adjetivo = branco, claro, limpo, puro...) (Sl-51:7)
B) (Alvo - substantivo = ponto de mira em que se procura acertar) (ou seja meta, objetivo)
(Fl-3:13-14) Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

3- Todos: (Uma grande oportunidade)
A) (Jo-3:16) Porque Deus amou o mundo (humanidade) de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
B) (Jo-1:11-12) Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus.

4- Cansados: (Uma grande situação)
A) (Is-40:31) Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão. (Renovação da água)

5- Oprimidos: (Uma grande aflição)
A) (Ex-3:7) Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos.

6- Eu: (Um grande libertador)
A) (Ex-3:14) Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU (YHWH) me enviou a vós.
B) (Jo-8:58) Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
C) (Is-9:6) Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

7- Vos aliviarei: (Uma grande promessa)
A) (Gn-3:15) A semente da mulher
B) (Is-7:14)Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel.
C) cumprimento na crucificação.






Tema: Por esta razão ajoelho-me diante do Pai.
Base: (Ef-3:14) (Éfeso era a cidade mais importante da província romana de Ásia Menor (atual Turquia). Era situada perto do mar Egeu e tinha um importante porto na costa Oeste. Duas estradas importantes cruzaram em Éfeso, uma seguindo a costa e a outra continuando para o interior, passando por Laodicéia. Assim, Éfeso teve uma localização importantíssima de contato entre os dois lados do império romano (a Europa e a Ásia). A cidade era célebre pelo Templo de Ártemis ou Diana que  era a deusa da lua e da caça, mais conhecida como deusa pura, filha de Júpiter e de Latona, e irmã gêmea de Febo, construído por volta de 550 a.C., uma das Sete Maravilhas do Mundo. O templo foi destruído, juntamente com muitos outros edifícios, em 401 d.C. por uma multidão liderada por São João Crisóstomo. O imperador Constantino I reconstruiu boa parte da cidade, porém a cidade foi novamente destruída parcialmente por um terremoto, em 614. O sítio arqueológico encontra-se a três quilômetros a sudoeste da cidade de Selçuk, na província de Esmirna. As ruínas de Éfeso são um importante ponto turístico internacional da região, que é servida pelo Aeroporto Adnan Menderes e pelo porto de Kuşadası.)

1- Ajoelho-me diante do Pai. (A posição de orar com os “ajoelhado” não implica regra)
A) o dobrar os joelhos tem o sentido de reverência a Deus.
B) A posição do corpo não nos é essencial à oração, mas sim a postura do nosso espírito, pois é mais importante a postura interior. (Is-38 A cura de Ezequias)

2) (v.16-17) Paulo ora para que o poder de Deus possa fortalecer suas mentes de forma que Cristo habite no corações deles mediante a fé.
A) Fortalecer a mente é vestir o homem interior com uma vestidura de poder e força espiritual. O espírito do homem, por si só, não tem poder de vencer os ataques malignos (Ef 6.10) fortalecei-vos no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus.
B) Para que Cristo habite no coração de vocês mediante a fé, Os discípulos viveram fisicamente com Jesus e aprenderam a amá-lo. Comiam, dormiam, bebiam e andavam com Ele por todas as partes da terra santa, sentindo a sua presença física. Entretanto, quando Jesus morreu, e no espaço entre a sua morte e a ressurreição, sentiram muito a ausência física dele. Depois de ressurreto, Jesus apareceu-lhes algumas vezes e confirmou a promessa de estar sempre com eles, não mais fisicamente, mas invisível, no interior deles. Os discípulos tiveram dificuldades em entender essa distinção. Jesus cumpriu essa promessa quando enviou o Espírito Santo no dia de pentecostes que passou a habitar em seus corações, tornando bem real a sua presença espiritual dentro deles.
C) No original grego, a palavra “habite” dá a idéia de alguém que entra para tomar conta da casa, o nosso coração. Ele deve ser o Senhor da casa e Ele a arruma como quer, porque sabe o que é melhor para essa casa.

3) Paulo ora para que, estando arraigados e alicerçados.
A) As palavras “arraigados” e “alicerçados” sugerem duas ilustrações, uma botânica e outra arquitetônica, Elas ilustram uma árvore e um edifício.
O termo “arraigados” pode figurar como a Plantação de uma árvore; é a representação que melhor ilustra a Igreja e foi usada por Jesus, a videira (Jo 15.5).
Já a palavra “alicerçados” tem a ver com fundamento de construção civil e sugere a figura de um edifício, a Igreja (Ef-2:20-22 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.)
Conforme o texto nos dá a entender, nossas raízes e fundamentos são firmados no amor.






Tema: Quando o pequeno se torna grande.

Base: (Lc-19:3) (falar de Zaqueu como publicano, e de Jericó)

Em Jericó há uma grande e venerável torre quadrangular que, tradicionalmente, é chamada de "Casa de Zaqueu". De acordo com Clemente de Alexandria em seu livro Stromata, Zaqueu foi apelidado de "Matias" pelos apóstolos e tomou o lugar de Judas Iscariotes após a ascensão de Jesus. As Constituições Apostólicas, posteriores, identificam "Zaqueu, o Publicano" como o primeiro bispo de Cesareia.



1- Procurava ver quem era Jesus...

A) (Lc-4:14) Então voltou Jesus para a Galiléia no poder do Espírito; e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.

B) Quem atraiu Zaqueu foi a pessoa de Cristo... (Hoje são nomes)


2- Dificuldades quando alguém procura ver Jesus...
A)(Mt-14:22) Jesus anda por cima do mar... (Bate sobre o o barco um vento contrário)
B) Pedro ousa ir sob as águas mas afunda, em sua imersão clama e Jesus socorre...
C) Zaqueu encontra 2 obstáculos: (1: A multidão) (2: Sua pequena estatura)
3- (v.4) E correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque havia de passar por ali.   (contornou a dificuldade)
A) (v.5) Jesus chegando àquele lugar olhou pra cima... (Posições invertidas)
B) (Zaqueu desce depressa...) (visto como simbolizando o chamado divino à humildade) (Jr-18  O vaso do oleiro)
4- (v.6) Apressando-se desceu e o recebeu com júbilo (alegria, regozijo, felicidade)
A) (Sl-122:1) Alegrei-me quando me disseram vamos a casa do Senhor...
B) (V.8) Zaqueu, porém, levantando-se, disse ao Senhor: Eis aqui, Senhor, dou aos pobres metade dos meus bens; e se em alguma coisa tenho defraudado alguém, eu lho restituo quadruplicado. (Ex-22:1)"Se alguém furtar boi ou ovelha, e o degolar ou vender, por um boi pagará cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas."(Arrependimento) (mudança)
C) (V.9a) Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa... O verbo salvar (grego: sozo) e a palavra salvação (grego: soteria= salvação integral, corpo e espírito). Quando houve arrependimento e mudança veio a soteria. (Salvação)




Tema: Deus é! Deus está! Deus faz.
Base: (Sl-46) (A maioria dos leitores das Escrituras conhece o Salmo 46. Quem nunca leu este Salmo? Convido você querido leitor a mergulhar neste Salmo comigo, e ver a profundidade que encontramos nele)
Há um consenso entre os estudiosos que este Salmo serviu de inspiração para o hino “Castelo forte é nosso Deus” composto por Martinho Lutero. Há uma possibilidade muito grande que o contexto histórico em que este Salmo foi criado, seja a ocasião em que Deus livrou Jerusalém dos assírios no tempo do rei Ezequias. (2Rs-18 e 19), (2Cr-32) e (Is-36 e 37) será bastante proveitoso ler estes textos para uma melhor compreensão deste Salmo. O rei Ezequias era poeta, e é possível que tenha escrito não apenas este Salmo, mas também os Salmos 47 e 48, provavelmente no mesmo contexto histórico, onde a vitória do Senhor é celebrada sobre o inimigo.
1- Deus é nossa fortaleza: (v.1-3)
A) Fortaleza é um substantivo feminino que quer dizer solidez, segurança. Refúgio, no v.1, significa “um abrigo, uma rocha de refúgio” É isso que Deus estava dizendo para o povo: “quando o inimigo vier, eu serei o vosso abrigo, serei uma rocha”, é como se o povo estivesse escondido dentro da rocha, num lugar inatingível.
2- Deus está no meio: (v.4-7)
A) A cena seguinte mostra Jerusalém, onde o povo encontrava-se sitiado pelo exército assírio. A água era um bem precioso na Palestina, especialmente em Jerusalém que era uma das poucas cidades da antiguidade não construída a beira de um rio. Ezequias havia usado de sabedoria e construído um sistema subterrâneo de abastecimento de água que ligava os mananciais de Giom no vale de Cedrom, ao tanque de Siloé dentro da cidade, de modo que havia água disponível. (Jo-7:38) Quem Crer em mim como diz as escrituras, rios de água viva correrão...
3- Deus faz cessar a guerra: (v.8-11)
A) A terceira cena mostra os campos ao redor de Jerusalém, em que os soldados assírios estão mortos, suas armas e equipamentos espalhados e quebrados. Não havia ocorrido batalha alguma, mas o anjo do Senhor deixou alguns vestígios, a fim de estimular a fé do povo:
            a) “Ide ver os atos do Senhor, as devastações que fez na terra. Ele acaba com os combates até os confins da terra, ele rompe o arco, quebra a lança, incendeia os carros”. (v.8-9). O Senhor derrotou e desarmou seus inimigos e destruiu suas armas, de modo que não podiam mais atacar.

            b) Aquietai-vos quer dizer, literalmente: “não mexam em nada, descansem”. Nós temos o costume de mexer em tudo e dirigir nossa vida a nossa maneira










Nenhum comentário:

Postar um comentário